Proibida a entrada de menores de 16 anos.

Proibida a entrada de
menores de 16 anos.

Tendências para a Páscoa 2022: confira o que os confeiteiros estão preparando.

Tendências para a Páscoa 2022: confira o que os confeiteiros estão preparando.

Você ainda está na ressaca do carnaval, tem viva na memória a ceia do Natal, mas as tendências para a Páscoa 2022 já se apresentam. Apesar da crise econômica e das incertezas causadas pela Guerra na Ucrânia, a data, que neste ano será comemorada no dia 17 de abril, promete ser irreverente e gulosa em 2022.

Ovos de colher com decoração inspirada em memes -- uma remificação dos virais bentô cakes -- e os de encher os olhos -- seja devido à casca super-recheada ou a um acabamento mais rebuscados -- são fortes tendências para a Páscoa 2022.

A eles se juntam os ovos de corte, recheados com bolos e broownies; os em formato de paleta, achatados como barras e presos a um palito; e os conjuntos de miniovos, com diversos sabores de recheios juntos em uma mesma embalagem.

Para desenhar a linha dos produtos e traçar as tendências da Páscoa 2022, confeiteiros e indústria -- incluindo a de embalagens -- observam o comportamento do público e da economia. Em alguns setores, os movimentos de contratação e produção começaram já no segundo semestre de 2021.

Inicialmente, com o indicativo de uma redução nas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o cenário era bastante otimista. Mas, com o o início da Guerra na Ucrânia e os reflexos do conflito na economia brasileira, as incertezas voltaram.

Lembrancinhas reinarão na Páscoa de 2022


Apesar disso, as apostas no chocolates de qualidade e nos doces bem recheados se mantêm. A expectativa é de que as pessoas busquem nos chocolates um afago neste momento em que a pandemia de Covid-19 tende a ficar menos severa. Ao mesmo tempo, as lembrancinhas para amigos e familiares é o que deve reinar.


"Acredito que os presentes maiores e mais caros vão continuar a ter saída, mas para as famílias, que vão se autopresentear. E a tendência é que saia muito mais as lembrancinhas, como ovos pequeninos e as próprias paletas, que estão em alta esse ano", diz o chef confeiteiro Alisson Jory, professor de confeitaria e chocolateria do Centro Europeu e consultor técnico da loja Feito Chocolate.

Esse é um comportamento que a confeiteira Anne Schuartz vem observando nos últimos dois anos, desde o início da pandemia de covid-19.

"Os clientes levam lembrancinhas de forma geral, e nem são tantas assim, e escolhem poucas pessoas para presentear realmente. Para eles próprios, observo que buscam algo especial, com o que se identificam ou têm aquela nostalgia", comenta.

Busca por produtos veganos e de qualidade superior também é tendência


Outro movimento dos últimos anos e que se manterá entra as tendência para a Páscoa 2022 é o de busca por um chocolate de qualidade superior como os que seguem a linha Bean to Bar.

"As pessoas tendem a valorizar cada vez mais o momento de consumo do chocolate. Tendo uma consciência em relação à cadeia produtiva, a adição de açúcar e de gordura", comenta a especialista em chocolates Bibiana Shneider, sócia da chocolateria Cuore di Cacao.

Bibiana ainda chama atenção para os chocolates veganos, que têm sido cada vez mais buscados pelo público."Essa é uma tendência que veio para ficar. Não tem como ignorar essa busca dos clientes, que tende a ser maior a cada ano."

Fonte: Gazeta do Povo 

05 de Abril de 2022

Compartilhar

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo