Padarias inovam na busca por novo perfil de consumidor
A indústria de panificação e confeitaria registrou, em 2016, um faturamento de R$ 87,24 bilhões, o que representa um crescimento nominal, de 3% em relação ao ano anterior.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae
A indústria de panificação e confeitaria registrou, em 2016, um faturamento de R$ 87,24 bilhões, o que representa um crescimento nominal (não considerada a inflação no período), de 3% em relação ao ano anterior. Os números da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP) indicam que o setor já começa a se recuperar de uma desaceleração que vinha sendo registrada desde 2010.
Desde 2016, o setor de panificação tem acompanhado uma mudança no perfil dos consumidores, que demanda cada vez mais por alimentos frescos, com qualidade e diversidade; por um mix de serviços e por um ambiente confortável onde possa usufruir de conexão de internet, por exemplo, enquanto consome uma xícara de café. Alinhado com essa alteração no comportamento do cliente, a modalidade de negócio que alcançou o melhor desempenho em 2016, com um crescimento de 11,20% (dados da ABIP), foi o de padarias com produção própria, com maior valor agregado; a chamada “padaria conceito”.
De acordo com o diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a padaria conceito expressa um novo formato para a panificação e confeitaria brasileira, focada na amplitude de produtos e em serviços que visam atender a toda diversidade de demanda que o consumidor atual apresenta. “O empresário precisa inserir elementos que agreguem valor aos produtos, como embalagens especiais; iluminação diferenciada; um formato inovador de layout; novos maquinários, equipamentos e mobiliário, entre outras inovações”, destaca Afif.
Este deverá ser um dos assuntos debatidos durante a SULSERVE 2018 – Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria, com data marcada para 22, 23 e 24 de maio de 2018, na Fenac em Novo Hamburgo.