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Mercado de panificação: tendências e dicas de atuação neste ano de 2023

Confira quais são as expectativas e dicas de especialistas para atuar neste ramo que teve um crescimento de faturamento de R$ 5,79 bilhões de janeiro a maio de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, de acordo com a ABIP

Mercado de panificação: tendências e dicas de atuação neste ano de 2023

Você sabia que existem mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil a fora?

 

E que o setor brasileiro de panificação e confeitaria teve um crescimento de faturamento de R$ 5,79 bilhões e nominal de 19,5% sem descontar a inflação em comparação com o mesmo período de 2021?

 

Pois é! Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e dizem muito sobre o tanto que investir e atuar no ramo de panificação no Brasil tem valido cada dia mais a pena, principalmente, para quem procura se atualizar para atender de verdade o novo perfil de cliente food service.

 

Por isso, hoje, nós da Rede Food Service trazemos especialmente para você quais são as tendências e orientações de atuação no mercado de panificação neste ano de 2023.

 

E, é claro, que tudo isso por meio da apresentação das expectativas e visões de mercado de especialistas com os quais a nossa reportagem teve o prazer de entrevistar com exclusividade. Sendo assim, fique atento (a) e aproveite para conferir:

 

  • O que esperar para o mercado de panificação neste ano de 2023?
  • Quais são as principais tendências que irão ditar o mercado de panificação neste ano?
  • Dicas para que os profissionais de panificação alcancem sucesso nesse setor em 2023

 

O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2023?

 

Atualmente, você já trabalha com panificação e/ou pretende iniciar nessa área neste ano de 2023? Então, saiba que, de acordo com Roseli Candêo, Instrutora de Gastronomia, Confeitaria e Panificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac EAD), “o mercado da panificação mudou muito nos últimos anos. Se, há alguns anos, o foco era pão francês e pão de forma, hoje, a procura está em pães mais saudáveis, naturais com fermentação natural, pães enriquecidos e os pães isentos de glúten. E, embora em uma parcela menor do mercado, até mesmo os pães de forma produzidos em alta escala estão se rendendo a essa tendência. Além disso, com a pandemia de Covid-19, quando houve uma restrição de circulação de pessoas nas ruas, o mercado da panificação também sentiu esse baque, pois as pessoas começaram a produzir seus pães em casa e aderiram à tendência que já vinha acontecendo de pães de longa fermentação, mais ricos em fibras. E eu acredito que essa tendência não tem mais volta. Nos cursos, por exemplo, temos observado essa procura, principalmente, por pães de fermentação longa e natural. Tem sido uma constante”, revela.

Evelyn Gonzalez Monge, Diretora de Marketing da Puratos na América Latina, empresa belga que possui uma gama completa de produtos inovadores nos setores de panificação, confeitaria e chocolate, “neste ano de 2023, o mercado de panificação continuará a fazer parte da mesa diária dos brasileiros, que, com base na pesquisa Taste Tomorrow, 87% gostam de sabores tradicionais, mas também de pães mais saudáveis que favorecem o consumo de fibras, a saúde gastrointestinal e, porque não, o sistema imunitário. Assim como, 29% dos consumidores estão interessados em comprar pão online e 68 % querem comprar online”, partilha.

 

Luciana Rangel do Carmo, Gerente Executiva de Marketing, P&D e Qualidade da Wickbold, marca 100% brasileira, pioneira e inovadora na criação de linhas diferenciadas de pães especiais e com grãos que possui 84 anos de história, divide que “aqui na Wickbold, neste ano de 2023, vamos comemorar os nossos 85 anos. Então, será um período especial para nós, no qual vamos relembrar a nossa trajetória e reforçar o nosso posicionamento como líderes em pães especiais. Teremos ações nesse sentido, com campanhas integradas e produtos com nosso selo de aniversário”, conta.

Samuel de Souza Carvalho, Diretor de Mercados de Proximidade na Linx, que inclui padarias, empórios, lojas de produtos naturais e afins, salienta que “o mercado de panificação este ano tende a se tornar ainda mais competitivo. Por um lado, observamos a chegada de grandes redes de varejo que passam a abrir unidades menores, por exemplo o GPA, redes de conveniência expandindo sua atuação, como a Oxxo e AMPM, que estavam ligados a postos de combustíveis e passam a atuar com lojas de rua. Por outro lado, existe a concorrência com aplicativos de delivery a até com lojas em condomínio. Aos poucos, observamos também uma consolidação do setor, com empresários abrindo mais unidades e forçando os pequenos a se reinventarem. Para ser competitivo, os empresários do setor precisam ser, cada vez mais, eficientes e ofertarem uma experiência diferenciada ao consumidor”, salienta.

 

Já Raphael Lahoz, Diretor-Executivo da Galeria dos Pães, empresa familiar com mais de 30 anos de experiência no segmento localizada em São Paulo, capital, divide que o esperado na sua opinião é por “um ano desafiador, marcado pela busca constante por rentabilidade, já que o impacto da inflação, aumento de preços e o impacto do mercado de proximidade é uma realidade para o setor”, pondera.

 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS QUE IRÃO DITAR O MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO?

 

Compreendido o que estar por vim para o mercado de panificação nos próximos meses, não é mesmo?

 

Então, que tal agora ficar antenado (a) sobre quais são as tendências que irão ditar esse setor neste ano que está só começando?

 

Na visão de Candêo, do Senac EAD, “o pão francês do café da manhã perdeu espaço para as tapiocas, granolas e os pães mais saudáveis, com grãos, integrais e outros aditivos, como batata doce, castanhas e até frutas por serem mais saudáveis e darem maior saciedade, além das fibras que fazem bem para a saúde. Assim como, podemos dizer que, hoje, está havendo o resgate do padeiro, aquele profissional que realmente produz o pão a partir do fermento. Por isso, muitos até estão criando o seu próprio fermento”, ressalta.

Para Monge, da Puratos, as principais tendências que irão ditar o mercado de panificação no Brasil em 2023 são, “em primeiro lugar, sabor e frescor, pois os consumidores ainda vão gostar de ter alguns ingredientes semelhantes e o gosto continua a ser um dos principais impulsionadores da escolha. Além disso, hoje em dia, 70% dos brasileiros concordam que produtos de panificação podem ser valorizados pela aparência. Em segundo lugar, vem a tendência de craft, uma vez que os consumidores querem produtos artesanais e assistirem o padeiro, o processo. Enfim, querem, cada vez mais, sentir o cheiro do pão fresco. Assim como, a fermentação natural continua ‘na moda’, nos chamados ‘trending topics’”, sinaliza.

 

Carmo, da Wickbold, por sua vez, avalia que as tendências para esse setor nos próximos meses são “produtos de qualidade, com ainda mais sabor e boa formulação, pois o consumidor busca a junção desses dois itens nas gôndolas. E, ao mesmo tempo em que ele quer algo gostoso, quer também benefícios nutricionais. Outra tendência é o maior relacionamento entre indústrias e padarias para atingir os novos públicos e ampliar a presença de mercado, bem como a comunicação transparente, com rótulos mais informativos para que o consumidor tenha acesso à toda informação sobre o produto, e sustentabilidade e envolvimento na agenda ESG, uma vez que as pessoas se conectam com marcas cada vez mais responsáveis e atuantes a favor da comunidade e do meio ambiente”, elenca.

Carvalho, da Linx, afirma que prefere “dividir as tendências em três grupos, sendo todos com a sua devida importância: Estratégia de Produtos, Experiência do Consumidor e Tecnologia. Em Estratégia de Produtos, ressalto opções saudáveis e orgânicas, pois os consumidores estão se tornando mais preocupados com a saúde e exigem opções mais saudáveis, incluindo assados orgânicos e sem glúten. Alternativas à base de plantas, já que há uma demanda crescente por alternativas à base de plantas aos produtos de panificação tradicionais, como bolos veganos e pães à base de plantas. Produtos artesanais, uma vez que produtos de panificação artesanais estão se tornando cada vez mais populares, oferecendo aos consumidores produtos exclusivos e de alta qualidade. Conveniência, porque produtos e embalagens apropriadas para viagem estão em alta demanda, que atendem ao estilo de vida agitado dos consumidores. E Sabores e ingredientes inovadores, afinal, os consumidores estão buscando sabores e ingredientes novos e empolgantes, como frutas exóticas, temperos e adoçantes alternativos”, detalha.

Lahoz, da Galeria dos Pães, por sua vez, diz que as principais tendências que irão ditar o mercado de panificação no Brasil em 202 são “ativação, pois o cliente tem que ser impacto a todo o momento, desde a plataforma digital, até o momento que entra na loja e começa a sua experiencia de compra/consumo, e fazer o básico brilhante. Isso porque não adianta inovar, se o básico não está sendo executado com perfeição. Não podemos esquecer nunca quem é o consumidor de padaria e o que ele procura”, assinala.

 

DICAS PARA QUE OS PROFISSIONAIS DE PANIFICAÇÃO ALCANCEM SUCESSO NESSE SETOR EM 2023

 

E aí? Já entusiasmado (a) sobre o que esperar para o mercado de panificação neste ano de 2023 pelo olhar dos especialistas entrevistados pela nossa reportagem?

 

Esperamos que sim e te convidados, agora, a conferir dicas desses renomados profissionais para que você consiga alcançar o sucesso trabalhando nesse ramo tão promissor nos próximos meses!

 

Candêo, do Senac EAD, por exemplo, compartilha que “quem quer sucesso no ramo da panificação este ano tem que buscar conhecimento em relação a insumo x benefício para a saúde, conhecer os insumos, aprender a utilizar de forma saudável, criar pães além de bonitos e saborosos, que sejam saudáveis. Pois, dessa forma, vai conseguir atender o mercado que está, a cada dia, aprendendo a buscar os seus direitos. Indico também usar, moderadamente, o fermento que, a cada dia, foi sendo aumentado para atender a demanda, mas isso fez com que o pão tivesse a sua levedação mais rápida e tornou o pão menos saudável. Procure sempre utilizar produtos saudáveis de forma que seja agradável”, aconselha.

 

Monge, da Puratos, sugere que os profissionais de panificação “inovem os seus portfólios, ofereçam produtos mais saudáveis com grãos e sementes e reduzam o percentual de gordura. Afinal, 85% dos brasileiros dizem que a fibra tem um efeito positivo na digestão. Além disso, 81% dos consumidores acham que melhorar a saúde intestinal tem um impacto positivo no sistema imunológico, 80% procuram alimentos que estimulem o sistema imunológico e 83% tem interesse em pães que melhoram a saúde intestinal”, argumenta.

 

Carmo, da Wickbold, recomenda “esteja atento ao que o consumidor final quer e pede. Atualmente, o público usa muito as redes sociais e o SAC para manifestar as suas opiniões, por exemplo. Por isso, faça parcerias estratégicas e de confiança. E, por fim, preocupe-se sempre em oferecer muita qualidade nos seus produtos. Aqui na Wickbold, nós nos preocupamos com tudo isso e sempre atuamos para que as nossas ações estejam conectadas aos nossos valores e à nossa missão. A expressão de ordem para o ramo de panificação este ano é experiência de consumo e o Taste Tomorrow, estudo mundial que analisa o comportamento de consumo de panificação, pastelaria e chocolate, aponta que 60% dos consumidores procuram novas experiências. Além disso, nos próximos meses, será mais importante do que nunca focar na qualidade dos produtos de panificação e em praticidade”, endossa.

 

Carvalho, da Linx, sugere que “os profissionais do setor de panificação precisam estar atentos às mudanças no comportamento de consumo, antenados com os diferenciais que as novas tecnologias podem oferecer e com foco em crescer. Em 2023, quem ficar parado, na verdade, está ficando para trás. Hoje, o consumidor espera uma experiência mais fluida, ágil e envolvente e a gestão demanda mais eficiência, tanto em custos, quanto em processos”, enfatiza.

 

Por fim, Lahoz, da Galeria dos Pães, preconiza que o segredo está em “trabalhar com paixão. O segmento de padaria é encantador, mas, se o dono não estiver à frente do negócio, dos processos e operação, o negócio não se sustenta. Planejamento e execução é tudo nesse setor”, frisa.

Fonte: Rede Food Service

28 de Março de 2023

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